Apresentação do curso
No cenário atual, caracterizado pela constante evolução das demandas da Administração Pública Brasileira — tanto em órgãos diretos quanto em entidades parafiscais —, enfrentamos um ambiente marcado por restrições orçamentárias crescentes e pela necessidade premente de aprimorar a prestação de serviços aos cidadãos. Neste contexto, surge a imperiosa necessidade de desenvolver líderes e gestores capazes de mobilizar equipes, incluindo as virtuais, fomentar redes sinérgicas de colaboração, gerir limitações de recursos, revitalizar processos de trabalho e buscar soluções inovadoras, sempre com o foco na missão institucional e na avaliação de resultados alcançados.
Para tal atingimento desses e outros resultados, o desenvolvimento de um conjunto de habilidades gerenciais e de liderança se faz essencial, destacando-se no presente programa quatro pilares:
- Habilidades interpessoais: enfoque na comunicação, resolução de conflitos e negociação;
- Planejamento de carreiras: desenvolvimento de trajetórias profissionais sustentáveis e adaptáveis, tanto pessoais quanto para liderados, com ênfase na gestão de mudanças;
- Gestão por competências: identificação, desenvolvimento e aproveitamento estratégico das competências próprias e de liderados;
- Avaliação de desempenho: avaliações de desempenho individuais e coletivas, alinhadas aos objetivos estratégicos da organização, fundamentais para decisões sobre promoções, remuneração e realocações.
Sob a curadoria do professor Dilmar Machado e da professora Evary Anghinoni, este programa é uma iniciativa destinada a profissionais que ocupam ou aspiram posições de liderança e gestão, focando no desenvolvimento de competências gerenciais com ênfase em liderança e gerenciamento de sucessões, contemplando, ainda, uma atualização sobre contratação de serviços de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) — à luz das boas práticas dos novos marcos de contratação.
Assim, a CONECTA, reconhecendo a importância estratégica dos líderes e gestores na Administração Pública Direta, em Estatais e no Sistema S, oferece um programa holístico destinado a capacitar e aperfeiçoar esses profissionais, promovendo uma abordagem holística e sistemática dos quatro pilares mencionados, mergulhando nas complexidades práticas e nas tomadas de decisões que moldam a administração gerencialista, em alinhamento com as melhores práticas gerenciais e as diretrizes dos órgãos de controle.
Objetivos
- Desenvolver um entendimento robusto da gestão por competências;
- Munir os participantes de conhecimento relativos à identificação e mapeamento de competências organizacionais e individuais, utilizando essas informações para criar bancos de talentos e estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional;
- Implementar processos de avaliação de desempenho focados em competências, essenciais para o aperfeiçoamento contínuo da gestão de pessoas;
- Capacitar os participantes em temas correlacionados a comunicação, resolução de conflitos e negociação;
- Fortalecer as capacidades de planejamento e desenvolvimento de carreira;
- Proporcionar aos líderes ferramentas para desenvolver trajetórias profissionais sustentáveis e adaptáveis, tanto para si próprios quanto para seus liderados.
- Integrar o planejamento de carreira com a gestão de mudanças;
- Preparar líderes para o processo de contratação e gestão de serviços de treinamento & desenvolvimento (T&D), examinando as melhores práticas e regulamentações legais para a contratação eficiente de serviços de T&D, focando nas legislações específicas como a Lei n° 14.133/2021, Lei n° 13.303/2016 e o Regulamentos do Sistema S.
- Explorar o papel da liderança no alinhamento estratégico com as missões institucionais, desenvolvendo habilidades que promovem o engajamento e o comprometimento ético;
- Investigar novos paradigmas organizacionais e adaptar estilos de liderança às necessidades contextuais e estratégicas da organização.
Público-alvo
- Profissionais de recursos humanos (RH), de treinamento e desenvolvimento (T&D), de educação corporativa e responsáveis pelos projetos de gestão de pessoas;
- Agentes que desempenham a função de liderança ou funções ligadas às áreas de RH;
- Profissionais das áreas administrativas e técnicas que estão diretamente envolvidos ou que têm interesse nas atividades e processos do setor de gestão de pessoas, incluindo aqueles que estão focados em melhorar as competências das equipes e colaboradores, seja atuando na gestão ou na multiplicação de conhecimentos dentro da organização;
- Membros das equipes de governança corporativa;
- Outros profissionais interessados em expandir seu conhecimento sobre os temas relacionados ao programa, incluindo consultores, educadores, gestores e líderes;
- Colaboradores de entidades do Sistema S, OSCIP, OS, ONG, fundações, agências e empresas estatais interessados em aprimorar suas práticas laborais à luz dos temas abordados.