Apresentação do curso
No cenário atual, caracterizado pela constante evolução das demandas da Administração Pública Brasileira — tanto em órgãos diretos quanto em entidades parafiscais —, enfrentamos um ambiente marcado por restrições orçamentárias crescentes e pela necessidade premente de aprimorar a prestação de serviços aos cidadãos. Neste contexto, surge a imperiosa necessidade de desenvolver líderes e gestores capazes de mobilizar equipes, incluindo as virtuais, fomentar redes sinérgicas de colaboração, gerir limitações de recursos, revitalizar processos de trabalho e buscar soluções inovadoras, sempre com o foco na missão institucional e na avaliação de resultados alcançados.
Para tal atingimento desses e outros resultados, o desenvolvimento de um conjunto de habilidades gerenciais e de liderança se faz essencial, destacando-se no presente programa quatro pilares:
- Habilidades interpessoais: enfoque na comunicação, resolução de conflitos e negociação;
- Gestão por competências: identificação, desenvolvimento e aproveitamento estratégico das competências próprias e de liderados;
- Avaliação de desempenho: avaliações de desempenho individuais e coletivas, alinhadas aos objetivos estratégicos da organização, fundamentais para decisões sobre promoções, remuneração e realocações.
Este programa é uma iniciativa destinada a profissionais que ocupam ou aspiram posições de liderança e gestão, focando no desenvolvimento de competências gerenciais com ênfase em liderança com enfoque nas competências, avaliação de desempenho e indicadores de performance
Assim, a CONECTA, reconhecendo a importância estratégica dos líderes e gestores na Administração Pública Direta, em Estatais e no Sistema S, oferece um programa holístico destinado a capacitar e aperfeiçoar esses profissionais, promovendo uma abordagem holística e sistemática dos quatro pilares mencionados, mergulhando nas complexidades práticas e nas tomadas de decisões que moldam a administração gerencialista, em alinhamento com as melhores práticas gerenciais e as diretrizes dos órgãos de controle.
Objetivos
- Desenvolver um entendimento robusto da gestão por competências;
- Sensibilizar e ampliar a visão dos líderes e profissionais sobre a importância da implantação de um modelo de avaliação de desempenho humano e os cuidados a serem tomados para garantir a sua efetividade em uma gestão integrada focada em competência, desempenho e resultados.
- Transferir conhecimentos e desenvolver competências para os profissionais participantes, sobre como construir um indicador de performance, o que é e como definir.
- Sensibilizar profissionais que exerçam a liderança, bem como aqueles que estejam em fase de preparação para cargos gerenciais e/ou liderança para a necessidade de investir no desenvolvimento de seu papel como líder, nas competências fundamentais e práticas modernas e inovadoras de gestão;
- Oferecer fundamentação teórico-prática acerca do processo eficaz da liderança situacional e do gerenciamento de recursos, processos, competências, com ênfase em pessoas e equipes;
- Identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e relacional.
- Investigar novos paradigmas organizacionais e adaptar estilos de liderança às necessidades contextuais e estratégicas da organização.
Público-alvo
- Profissionais de recursos humanos (RH), de treinamento e desenvolvimento (T&D), de educação corporativa e responsáveis pelos projetos de gestão de pessoas;
- Agentes que desempenham a função de liderança ou funções ligadas às áreas de RH;
- Profissionais das áreas administrativas e técnicas que estão diretamente envolvidos ou que têm interesse nas atividades e processos do setor de gestão de pessoas, incluindo aqueles que estão focados em melhorar as competências das equipes e colaboradores, seja atuando na gestão ou na multiplicação de conhecimentos dentro da organização;
- Membros das equipes de governança corporativa;
- Outros profissionais interessados em expandir seu conhecimento sobre os temas relacionados ao programa, incluindo consultores, educadores, gestores e líderes;
- Colaboradores de entidades do Sistema S, OSCIP, OS, ONG, fundações, agências e empresas estatais interessados em aprimorar suas práticas laborais à luz dos temas abordados.