Apresentação do curso
Eventos são ferramentas poderosas no fortalecimento da imagem institucional, atraindo participantes de diversos segmentos sociais e exigindo um planejamento e execução meticulosos para impactar positivamente. A complexidade e unicidade de cada evento demandam uma compreensão aprofundada de suas nuances e requerem um manejo especializado para garantir não apenas a projeção da imagem da organização, mas também para conectar emocionalmente com o público, deixando impressões duradouras.
A organização de eventos transcende a simples execução; envolve a habilidade de transformar cada cerimônia em um momento memorável, onde a elegância e a habilidade comunicativa dos profissionais se refletem positivamente na percepção da instituição. A gestão eficaz da ordem de precedência e o conhecimento sobre as legislações pertinentes são fundamentais para o sucesso do cerimonial e a correta representação hierárquica.
No entanto, a literatura sobre cerimonial, protocolo e etiqueta é limitada, levando até mesmo os mais experientes a enfrentarem dilemas e ambiguidades em questões práticas, tais como, sem a pretensão de exauri-las:
- a composição de mesas;
- a etiqueta durante o Hino Nacional;
- a disposição de anfitriões e convidados;
- o vestuário apropriado;
- o papel do mestre de cerimônias;
- o manejo de autoridades que chegam atrasadas; e,
- a elaboração de roteiros para solenidades.
Diante da crescente demanda por eventos que reforcem a imagem institucional e atendam a objetivos estratégicos, surge a necessidade de uma capacitação sólida e atualizada. Nesse contexto, a CONECTA, em curadoria especializada da professora Raab Simões, oferece uma oportunidade ímpar para profissionais envolvidos com cerimonial, protocolo e organização de eventos públicos. Este programa não apenas visa aprimorar as competências necessárias para a execução de eventos, mas também proporciona uma compreensão abrangente sobre como esses elementos podem ser utilizados para enaltecer a imagem e os objetivos de uma instituição do setor público.
Objetivos
- Habilitar os participantes do curso a executarem solenidades com excelência, abordando desde a concepção até a execução de cerimoniais e eventos públicos de diversos portes;
- Equipar os participantes com as competências necessárias para planejar, organizar e executar eventos públicos de maneira profissional.
- Fornecer conhecimento detalhado sobre cerimonial e protocolo, com olhar atento aos riscos inerentes à ordem de precedência e recepção e tratamento de autoridades e convidados.
- Apresentar o código de regras que rege o cerimonial brasileiro;
- Tratar dos princípios que devem ser observados na prática do cerimonial e protocolo.
Público-alvo
- Cerimonialistas, mestre de cerimônias, chefes de cerimonial, assessores de autoridades, ocupantes de cargos na área de cerimonial e protocolo de eventos, estudantes da área, organizadores de eventos, interessados na matéria;
- Profissionais que já atuam como cerimonialista e desejam aprofundar suas habilidades e conhecimentos sobre os eventos públicos;
- Equipe que já possui experiência com a organização de eventos de pequeno e médio porte e busca profissionalização no gerenciamento e execução de cerimonial e protocolo;
- Colaboradores de entidades do Sistema S, OSCIP, OS, ONG, fundações, institutos, agências, universidades, autarquias e empresas estatais interessados em aprimorar suas práticas laborais à luz dos temas abordados no conteúdo programático.