Apresentação do curso
Em um mundo cada vez mais impulsionado pela midiatização e digitalização das relações sociais, o domínio do Gerenciamento Integrado da Comunicação, incluindo Mídias Sociais e Assessoria de Imprensa, revela-se essencial. Este curso é um convite para aprofundar-se no universo da Comunicação Digital e do Relacionamento com a Imprensa, componentes chave da Comunicação Corporativa.
Transcendendo a noção de tendência, a Comunicação Digital se estabeleceu como uma prerrogativa legal e estratégica, demandando um entendimento aprofundado das dinâmicas digitais e uma alinhamento preciso entre os objetivos institucionais e as práticas comunicativas. Essa relevância é amplificada por legislações conhecidas, incluindo a Lei do Governo Digital (Lei nº 14.129/2021) e a Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011), que solidifica a comunicação digital não apenas como uma obrigação, mas como uma oportunidade estratégica.
Com uma abordagem que privilegia a integração e a aplicabilidade prática, o curso oferece aos participantes um mergulho nas estratégias de criação e gerenciamento de conteúdo, além de explorar as melhores práticas e ferramentas disponíveis. Ideal para profissionais de Comunicação e Assessores de Imprensa que buscam se destacar no ambiente digital, este programa guia os alunos na elaboração de planos de conteúdo e estratégias de relacionamento com a imprensa de maneira concreta e eficaz.
Assim, sob a curadoria dos professores Max Müller Cândido e Marcelle Carvalho, a CONECTA apresenta este programa imersivo, desenhado para equipar profissionais de comunicação com um entendimento robusto e habilidades práticas voltadas para o digital. Esta experiência de aprendizado visa não apenas o desenvolvimento de competências práticas, mas também prepara os participantes para maximizar as potencialidades da comunicação digital, posicionando-o como uma ferramenta vital na otimização dos processos comunicacionais dos órgãos da Administração Pública, bem como das entidades do Sistema “S”, com um foco especial na excelência técnica-operacional.
Objetivos
- Apresentar os conceitos fundamentais das mídias sociais, abrangendo sua mecânica e funcionalidades, destacando a importância da comunicação eficaz nesse ambiente digital, bem como do relacionamento com a imprensa.
- Demonstrar a relevância dos artefatos na elaboração de um plano estratégico de comunicação digital nas mídias sociais com ênfase no alinhamento aos objetivos institucionais e no planejamento do calendário editorial.
- Explorar as etapas e os procedimentos necessários para a curadoria de temas, a produção de conteúdo e a inovação na linha editorial das mídias sociais.
- Fornecer estratégias e ferramentas que permitam aos gerir processos comunicacionais em mídias sociais, produzir narrativas digitais e aplicar metodologias de pesquisa para a curadoria de temas.
- Abordar técnicas de análise de dados e métricas para avaliar o desempenho da comunicação digital nas mídias sociais, possibilitando a tomada de decisões embasadas na otimização dos resultados.
- Estimular uma reflexão crítica sobre o impacto das mídias sociais na sociedade e no campo da comunicação, explorando questões éticas, jurídicas e de privacidade que surgem no contexto da Administração Pública.
- Explorar casos de sucesso de Comunicação Digital e de Relacionamento com a Imprensa, destacando exemplos e lições que possam servir de referência.
Público-alvo
- Assessores parlamentares, equipes de gestão de mandato e gestores governamentais;
- Analistas, assessores e profissionais de comunicação, publicidade, marketing e relações públicas;
- Membros das equipes de comunicação e assessoria de imprensa;
- Agentes técnicos e administrativos que lidam (direta e/ou indiretamente) com a comunicação institucional;
- Profissionais de secretariado e assessoria em geral;
- Servidores do departamento/núcleo de cerimonial, protocolo e organização de eventos;
- Gestores e agentes públicos envolvidos no planejamento, criação e operações da comunicação institucional; e,
- Gestores, assessores e colaboradores de entidades do Sistema S, OSCIP, OS, ONG, fundações, institutos, agências, universidades, autarquias e empresas estatais interessados em aprimorar suas práticas laborais à luz dos temas abordados no conteúdo programático.