Apresentação do curso
A educação corporativa assume um papel essencial na estratégia organizacional, não apenas capacitando os profissionais para suas funções atuais, mas também preparando-os para desafios progressivamente mais complexos. Esta preparação é crucial para aprimorar o desempenho organizacional e alcançar resultados superiores nos processos institucionais. O setor de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) enfrenta uma série de desafios, que vão desde a identificação precisa das necessidades de aprendizagem até a implementação de programas envolventes e eficazes. Estes desafios incluem o mapeamento detalhado das demandas de capacitação, planejamento, criação de experiências de aprendizado dinâmicas e avaliação dos resultados, impactando diretamente o desempenho organizacional.
O programa de Formação em T&D, com ênfase em metodologias ativas, representa uma inovação significativa, atendendo à crescente necessidade de preparar profissionais para os desafios do ambiente corporativo moderno. No cenário atual, onde as competências dos colaboradores são fundamentais para o sucesso das organizações, o papel do profissional de T&D se torna estratégico. Este programa visa equipar estes profissionais com as ferramentas e conhecimentos necessários para desenvolver e implementar programas de treinamento eficientes, empregando abordagens de ensino ativas.
A relevância das metodologias ativas de educação em T&D é indiscutível. Essas técnicas, centradas no indivíduo, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Projetos (PJBL), Equipes (TBL) e a sala de aula invertida, fomentam a interação, prática e reflexão. Elas permitem que os profissionais de T&D criem estratégias que incluam experiências de aprendizado mais imersivas e eficazes, que não apenas transmitam conhecimento, mas também fomentem habilidades críticas como pensamento analítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Para atender às crescentes exigências de conformidade dos órgãos da Administração Direta e entidades Estatais e do Sistema S, o presente programa, sob a curadoria do professor Max Müller Cândido, que é coordenador técnico científico de eventos em todo país, em mais de 15 áreas da Gestão Pública, contribuindo com a formação profissional de milhares de agentes públicos anualmente, ladeado do professor Flávio dos Anjos, abordará temas fundamentais para o desenvolvimento de um profissional de T&D, desde a compreensão dos princípios básicos do processo de aprendizagem e andragogia até a aplicação prática de metodologias ativas em variados contextos de aprendizagem. Além disso, destaca-se a importância de soft skills para estes profissionais, identificando erros comuns e habilidades necessárias para atingir um desempenho de excelência.
Serão também explorados tópicos relacionados às suas atividades, como a utilização do ChatGPT como ferramenta de apoio na criação de conteúdo educacional, e a interação com a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), particularmente nos aspectos que influenciam o planejamento de ações de treinamento, abordando, sem a intenção de exaurir:
- o documento de formalização de demanda (DFD);
- o plano de contratações anual (PCA);
- a relação com o plano de capacitação anual (PAC) ou plano de desenvolvimento de pessoas (PDP);
- o estudo técnico preliminar (ETP);
- e a elaboração e do termo de referência (TR) ou projeto básico (PB).
Objetivos
- Capacitar gestores e profissionais de T&D para projetar e implementar programas de treinamento eficientes, incorporando metodologias ativas de aprendizagem que se alinhem com as necessidades e objetivos estratégicos da organização.
- Desenvolver competências para a análise precisa das necessidades de treinamento, o planejamento das atividades de aprendizagem, e a criação de experiências educacionais envolventes e eficazes.
- Fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre os diferentes tipos de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em problemas (PBL), aprendizagem baseada em projetos (PJBL), aprendizagem baseada em equipes (TBL) e sala de aula invertida, e sua aplicação prática no contexto corporativo.
- Promover a compreensão e habilidade em avaliar o impacto dos programas de T&D no desempenho dos funcionários e na consecução das metas organizacionais, garantindo que os investimentos em treinamento gerem retorno positivo.
- Competências a serem desenvolvidas: Projetar e implementar estratégias de treinamento alinhadas com as necessidades organizacionais e individuais, utilizando metodologias ativas para maximizar a eficácia do aprendizado. Diagnosticar necessidades de treinamento de maneira precisa, mapeando as demandas específicas de aprendizagem e desempenho. Desenvolver habilidades para planejar, executar e avaliar experiências de aprendizagem que promovam o engajamento, a retenção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades práticas. Integrar as soft skills necessárias para a alta performance em T&D, evitando erros comuns e potencializando a eficácia dos programas de treinamento. Utilizar ferramentas tecnológicas e técnicas de storytelling e recursos audiovisuais para enriquecer a experiência de aprendizagem.
Público-alvo
- Profissionais de recursos humanos (RH) e de treinamento e desenvolvimento (T&D) em geral, que buscam aprimorar suas habilidades e competências enquanto gestores de T&D;
- Profissionais das áreas administrativas e técnicas que estão diretamente envolvidos ou que têm interesse nas atividades e processos do setor de T&D, incluindo aqueles que estão focados em melhorar as competências das equipes e colaboradores, seja atuando na gestão ou na multiplicação de conhecimentos dentro da organização;
- Membros das equipes de governança corporativa, especialmente aqueles envolvidos com contratações e decisões estratégicas relacionadas a T&D;
- Outros profissionais interessados em expandir seu conhecimento sobre os temas relacionados ao programa, incluindo consultores, educadores, gestores e líderes;
- Colaboradores de entidades do Sistema S, OSCIP, OS, ONG, fundações, agências e empresas estatais interessados em aprimorar suas práticas laborais à luz dos temas abordados.